22.11.10

Opiniões sobre o Alfa

A tela do Alfa usa a tecnologia Sipix. Como outras tecnologias de papel eletrônico (e-paper), se trata basicamente de micro-esferas contendo partículas de tinta eletricamente carregadas e suspensas em uma solução oleosa. Correntes elétricas orientam a tinta para que a superfície reflita ou absorva luz, formando as imagens.

Uma das coisas que se estranha um pouco é o contraste do Alfa, que é mais baixo que o do Kindle, por exemplo. O fundo é mais escuro e por consequência parece que o texto é mais escuro nos monitores de E-Ink.

Para se ler bem, é preciso uma boa fonte de luz. É bom ter uma luminária com um bom foco na cama para não incomodar o (a) parceiro (a). Porém, com a iluminação adequada, a leitura é muito confortável. Sob iluminação direta como a do sol temos o máximo de contraste possível. Perfeito para aquela leitura na praia, só cuidado com a areia e a água. ;-)

Pode-se encontrar vários vídeos do Alfa ou suas outras "encarnações" em funcionamento. A princípio ouvi algumas resenhas reclamando da velocidade, mas sinceramente não achei ele lento. É claro que a atualização das telas de papel eletrônico é (muito) mais demorada que nas telas de LCD, por exemplo, tanto que é impossível assistir vídeo em um aparelho com tela de papel eletrônico. Mas a passagem de páginas de livros no Alfa dura menos de um segundo, no máximo o mesmo tanto que demoramos para mudar a página de um livro convencional.

O Alfa foi feito para ler ebooks, em especial no formato EPUB. É possível ver PDFs nele, mas não é o ideal. A renderização da página é mais lenta no PDF, e o formato da página é fixo: o texto não se ajusta ao formato da tela do aparelho, fazendo com que apareçam setas de scroll vertical e horizontal. Ao ler EPUBs, HTMLs (sem CSSs forçando a largura da páginas) e arquivos de texto, pode-se aumentar e diminuir o tamanho da letra a vontade, que o texto se ajusta à largura da tela.

Também é possível acessar páginas na internet, inclusive emails. O user-agent do navegador de internet do Alfa faz com que sejam abertas páginas otimizadas para celulares, pelo menos no Google e Wikipedia, o que é bom, já que a tela tem apenas 6 polegadas.

O firmware da Positivo para o Alfa vem com o dicionário Aurélio. Basta acessar o ícone no menu durante a leitura e depois tocar na palavra que se deseja pesquisar. Ao substituir o firmware, perde-se o dicionário. A versão espanhola vem com um dicionário inglês-espanhol.

É possível fazer anotações e marcar páginas nas suas leituras. Estas anotações ficam gravadas em um arquivo XML dentro de um diretório .notes. É preciso marcar a opção para visualizar arquivos invisíveis para ver este diretório no Windows. Não testei, mas deve dar pra fazer backup de suas anotações.

No geral trata-se de um aparelho pequeno e leve, portanto extremamente portátil. A leitura é confortável, mas precisa de iluminação. Para quem gosta de ler e não quer comprar livros nacionais ou não ser forçado a comprar somente na Amazon, é um ótimo produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário