22.11.10

Firmware

Dizem por aí que a Positivo aleijou o Alfa para que os impostos pudessem ser mais baratos. Talvez eles tenham lido este artigo e se empolgaram. Mas o fato é que na primeira leva parece que nem Wi-Fi tinha. Agora tém Wi-Fi, mas os aplicativos para escutar MP3 ou visualizar fotos não estão presentes.

Como todos os N618 vendidos pelo mundo afora são mesmo iguais, pode-se instalar no Alfa o firmware de qualquer outro vendedor. Uma boa pedida são os espanhóis: todos têm várias opções de língua, mas sabe como é, pra conseguir colocar em uma língua que se entenda depois da instalação tem que pelo menos ter uma idéia do que se passa no menu.

Uma desvantagem de se mudar o firmware é que se perde o dicionário Aurélio. Normalmente ganha-se um dicionário inglês ou inglês-outra língua. Testando o firmware espanhol, me pareceu que as poucas palavras que busquei ele também não conhecia. Também não há uma interface em português.

Para atualizar o firmware:

  1. Baixe a versão desejada de um dos links deste outro post;
  2. É preciso de um cartão microSD, com o diretório qdutil, extraído do arquivo baixado
  3. Selecione Config > Configurações avançadas > Atualizar firmware;
  4. Pronto!
A atulaização demora um pouco. Se der alguma merda é possível dar boot no aparelho no modo de recuperação ligando ele enquanto mantém apertados o primeiro e o quinto botões (Retorno e Lupa).

Aliás, falando em modos de boot, além do citado, temos:
  1. Ligue o Alfa  enquanto mantém apertados o primeiro e o segundo botões (Retorno e ... Borracha? Bloco?) para entrar na calibração do touch screen;
  2. Ligue o Alfa  enquanto mantém apertados o primeiro e o último botões (Retorno e Avanço de página) para entrar no QEngineer (modo de configuração do QT)
  3. Ligue o Alfa  enquanto mantém apertados o sexto e o sétimo botões (Avanço de página e Retorno de página) para entrar no modo de conexão com o computador USBSerial (não há nenhuma informação sobre isso na tela - ele vai abrir o sistema normalmente, mas vai aparecer para o computador como um dispositivo USBSerial, e não um dispositivo de armazenamento).
Se entrar em um destes modos e depois não conseguir sair, basta usar um clips ou um palito de dente para apertar Reset e o botão de ligar - seus livros e anotações continuarão por lá.

Os firmwares são praticamente todos iguais. Se quiser fuçar, dá pra abrir os arquivos rootfs para ver como é o filesystem. Quando o arquivo tem a extensão .tar ele abre com facilidade no tar ou no 7zip, por exemplo. Quando a extensão é img (o da Positivo e da L337 são assim) só consegui abrir usando o cpio no Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário