Software & Ferramentas

Existem algumas ferramentas para facilitar sua vida ao lidar com os livros eletrônicos.

Calibre
Calibre é o iTunes dos ebooks - dá pra organizar as enormes coleções, ordenar por autor, assunto, editora, etc. Pode-se baixar metadados da internet, colocar tags e usá-lo inclusive para mandar livros para o seu Positivo Alfa. O calibre ainda faz a conversão de vários tipos de arquivo para EPUB (o formato ideal para o Alfa), como pdf, html, doc, txt, mobipocket, entre outros. E o melhor de tudo é que é Software Livre e tem versões para Mac, PC e Linux.

.EPUB
É comum acharmos um artigo em algum site interessante, mas loooooongo, ruim de ler na tela LCD. Imprimir também dá um preguiça, vai gastar pepel e tinta, e logo são mais folhas de rascunho do que rascunhos pra se gastar as folhas. O Alfa pode ler arquivos html, mas normalmente quando salvamos vem todo o lixo junto, imagens que não fazem parte da matéria principal, uma folha de estilos para uma tela grande, e acaba não ficando muito legal de ler.
Poois pra isso é que serve o .EPUB (dotEPUB). O .EPUB é um bookmarklet, ou seja, um código javascript que você salva na sua barra de favoritos. Depois, quando quiser gerar um EPUB da página que se está visitando, é só clicar no botão do .EPUB e escolher onde salvar o arquivo.