28.11.10

ONext Touch - o melhor firmware

Outra encarnação que achei recentemente do Alfa é o ONext Touch, da Rússia. Entrei no fórum pra dar uma lida com a ajuda do Google Translate, e vi o pessoal falando de escolha de fontes, aí achei interessante.

Baixei o tal firmware russo, decorei a posição da configuração de idioma no menu (o terceito item de cima pra baixo), já que cirílico não é bem meu forte. Só há opções para inglês e russo. Os ícones são quase tão feios quanto meu dedão:

Mas o legal mesmo é que podemos ver a hora enquanto lemos, além do ícone de configurações ali em baixo:

Ao clicar no ícone, abre-se a janela de seleção de fontes:

São estas as fontes disponíveis:
  • Book Antiqua
  • Bookman Old Style
  • Calibri
  • Cambria
  • Candara
  • Century
  • Century Gothic
  • Comic Sans
  • Consolas
  • Constantia
  • Droid Sans
  • Droid Sans Mono
  • Droid Serif
  • Loma
  • Thryomanes
  • WenQuanYi Micro Hei
  • WenQuanYi Micro Hei Mono
É legal ter várias opções, contra somente a Droid Serif dos outros firmwares. Mas tenho minhas dúvidas quanto a essas fontes da Micrisoft para o Vista: que eu saiba elas não foram liberadas para uso como as antigas (Arial e cia).

Outra coisa que eu sentia falta nos outros firmwares é a visualização da data/hora, cansei de perder a hora no meio da leitura.

Resumindo pra quem quer fazer também:

  1. Baixe o firmware;
  2. Coloque a pasta qdutil na raiz do cartão microSD;
  3. Dê boot em modo de recuperação (ligue o Alfa segurando os botões Voltar e Lupa);
  4. A atualização iniciará automaticamente; quando terminar, reinicie;
  5. Selecione o ícone de configurações e a terceira opção para se livrar do cirílico e colocar em inglês.

12 comentários:

  1. Ok, mudar fonte é legal, mas no geral é mais avançado que o da Nvsbl ou essa é a única vantagem, além do relógio?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Roberto.

    Ainda estou estudando e testando todos estes firmwares. São todos muito parecidos, e não sei se o l337 é realmente mais avançado que os outros. Achei o do Bq Avant talvez um pouco mais lento, mas no geral são todos a mesma coisa.

    O que achei bom das fontes é que em condições de baixa iluminação a leitura é mais fácil com uma fonte um pouco mais encorpada, como a Cambria, que tem maior contraste entre suas hastes.

    E o relógio, bem, ao menos pra mim fazia muita falta. Cheguei a perder hora uma ou duas vezes. ;-)

    Pretendo em breve, quando o tempo permitir, fazer uma comparação entre eles. E depois, assim que conseguir abrir e fechar corretamente os arquivos img, tentar misturar um com o outro.

    ResponderExcluir
  3. Opa blz?
    Será que o firware do Pandigital vai funcionar no Alfa? Dá uma olhada no Pandigital http://www.youtube.com/watch?v=ufM1CWFMrtc&feature=related parece que tem até sudoku.
    Estou aguardando sua comparação dos firmwares.

    ResponderExcluir
  4. olá amigo... estou tentando instalar essa imagem mas eu recebo a mensagem "Download Fail, no sw in sd" quando tento instalar, vc tem alguma ideia do q possa ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também to nessa duvida vc resolveu? exite outra forma, que não seja pelo cartao de memoria?

      Excluir
  5. Acabei de comprar o Alfa...
    Estou na dúvida quanto à firmware, você considera que esta é a melhor? Vi em alguns lugares que tem firmwares que habilitam a função de reprodução de música, nesta funciona?

    ResponderExcluir
  6. O local do arquivo de firmware russo mudou, agora está aqui: http://myonext.ru/upload/iblock/457/TR001_4.1.zip

    ResponderExcluir
  7. Localizei na pasta do firmware estrangeiro onde fica o dicionario:
    \qdutil\upfw\rootfs\usr\local\qisda\res\
    Agora oque falta é conseguir extrair o dicionario da firmware original em português para substituir na firmware espanhola e instalar!!!

    Porem fiquei preso ai.. não consigo extrair nada da firmware.. não sei se é pq n tenho linux ou a empresa dificultou mesmo.

    Alguem poderia me ajudar a extrair os arquivos da firmware??
    segue os firmware brasileiro com dicionario BR

    http://www.positivoalfa.com.br/locales/pt-BR/download/AlfaUpdate_PV060B00S01006000.exe

    ou para linux: http://www.positivoalfa.com.br/locales/pt-BR/download/qdutil.zip

    Att.,

    Hugo Faria

    ResponderExcluir
  8. Tem esse firmware espanhol com a opção de idioma português. http://grammata.es/content/24-descargas Estou usando ele.

    Segundo o site: "Diccionarios: Permite la gestión autónoma por parte del usuario de los diccionarios, pudiendo añadir y quitar los diccionarios deseados en formato sdict."

    Seria possível incluir o Aurélio? Ele vem com um dicionário ESP-ENG.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Alguém ainda tem o firmware para disponibilizar?

    ResponderExcluir